terça-feira, 28 de maio de 2024

O GRANDE DEBATE DOS TEMPOS FINALÍSSIMOS DA HISTÓRIA TERRESTRE

Do Capítulo 6 de 𝐿𝑎𝑢𝑑𝑎𝑡𝑜 𝑆𝑖, documento papal ressaltando o cuidado com a natureza como dever de todo homem [tradução para o português de Portugal]:

237. A participação na Eucaristia é especialmente importante ao domingo. Este dia, à semelhança do sábado judaico, é-nos oferecido como dia de cura das relações do ser humano com Deus, consigo mesmo, com os outros e com o mundo. O domingo é o dia  da Ressurreição, o «primeiro dia» da nova criação, que tem as suas primícias na humanidade ressuscitada do Senhor, garantia da transfiguração final de toda a realidade criada. Além disso, este dia anuncia «o descanso eterno do homem, em Deus».[168] Assim, a espiritualidade cristã integra o valor do repouso e da festa. O ser humano tende a reduzir o descanso contemplativo ao âmbito do estéril e do inútil, esquecendo que deste modo se tira à obra realizada o mais importante: o seu significado. Na nossa actividade, somos chamados a incluir uma dimensão receptiva e gratuita, o que é diferente da simples inactividade. Trata-se doutra maneira de agir, que pertence à nossa essência. Assim, a acção humana é preservada não só do activismo vazio, mas também da ganância desenfreada e da consciência que se isola buscando apenas o benefício pessoal. A lei do repouso semanal impunha abster-se do trabalho no sétimo dia, «para que descansem o teu boi e o teu jumento e tomem fôlego o filho da tua serva e o estrangeiro residente» (Ex 23, 12). O repouso é uma ampliação do olhar, que permite voltar a reconhecer os direitos dos outros. Assim o dia de descanso, cujo centro é a Eucaristia, difunde a sua luz sobre a semana inteira e encoraja-nos a assumir o cuidado da natureza e dos pobres. 

ATUALIZAÇÃO:

Vejam artigo do importante periódico americano 𝑇ℎ𝑒 𝑊𝑎𝑠ℎ𝑖𝑛𝑔𝑡𝑜𝑛 𝑃𝑜𝑠𝑡, levantando a questão de leis dominicais como benéficas ao homem e à natureza, segundo discussão em profundidade do Pr. Michelson Borges, redator da Casa Publicadora Brasileira:

https://www.youtube.com/watch?v=tcaRjvyMw1k
- Mais evidência da crescente ênfase na questão dominical:

https://www.blogdosoares.com.br/2024/05/papa-francisco-g7-e-um-shabat-para-terra.html?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR0GL_2hVas4kg6YCwDr9azqOQlrMmuJy8tEo_NHlhiiXEyYtMEfKEOO74c_aem_AceS3N_Owc7UfpdPrC7qRhhStiTz2yEMn8ZYWHLQt7ncC3PMrZryI25NK5Mr_mF_i1ttz91Y1aIcNP7mCkm06FBE